Georadar e a sua utilização
No âmbito da avaliação geoambiental efetuada numa instalação propriedade da ANA Aeroportos – GOC (Grupo Operacional de Combustíveis), a ETP necessitou de efetuar um reconhecimento preliminar do subsolo. Era importante assegurar-se de que os locais destinados a efetuar sondagens eram os adequados, não existindo infraestruturas enterradas passiveis de serem danificadas ou de causar acidentes. Assim, a ETP optou pelo uso do georadar, para atingir os objetivos definidos.
Atendendo às características da envolvente, procedeu-se ao levantamento. Pretendeu-se despistar a existência de estruturas lineares enterradas, vulgo tubagens (redes de saneamento, telecomunicações, eletricidade, etc). Desta forma efetuou-se a seleção do melhor local de implantação de dois novos piezómetros da rede de monitorização.
A aplicação desta técnica permitiu não só identificar as tubagens constantes das plantas fornecidas pelo cliente, como também possibilitou a deteção e correção do local exato de passagem de uma destas estruturas lineares. Em síntese, validou-se a sua localização.
Desta feita, a utilização do georadar minimizou os riscos de interceção das tubagens no local, aquando da realização dos trabalhos de prospeção direta para instalação dos piezómetros.