ETP elabora Relatório Base para renovação de Licença Ambiental de cliente industrial

A ETP apoiou o seu cliente industrial na elaboração do Relatório Base necessário para a renovação da sua Licença Ambiental.

Esta atividade insere-se âmbito da prevenção e controlo integrado da Poluição (regime de emissões industriais). Desta forma os requisitos do Decreto-Lei nº 127/2013, de 30 de Agosto são cumpridos. Estão abrangidas pela obrigatoriedade de elaborar o relatório base todas as entidades que utilizem, produzem ou libertem substâncias perigosas relevantes. Este facto deve-se ao potencial de contaminação dos solos e das águas subterrâneas.

A equipa de projeto da ETP conjugou o know-how de duas áreas de negócio para elaborar o relatório base. Por um lado, temos o know-how da Área de Ambiente através da sua equipa especializada em contaminação de solos e águas subterrâneas. Por outro lado, a este know-how junta-se o conhecimento detido pela Área de Segurança Industrial. Este incide sobretudo na identificação das substâncias classificadas de acordo com o Regulamento nº 1272/2008, de 16 de dezembro – classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas.

Relatório Base

O relatório elaborado consistiu na compilação de toda a informação relevante para a caraterização da situação atual das instalações. Desta forma procedeu-se à comparação quantitativa da situação atual com o cenário resultante da cessação definitiva das atividades. Assim, a ETP realizou a caraterização ambiental do local de implantação das instalações e um estudo de identificação da contaminação histórica.

Adicionalmente, a identificação das substâncias tendo em consideração as suas características, quantidades presentes e as medidas preventivas adotadas, permitiu determinar o potencial de cada substância para provocar contaminação dos solos e águas subterrâneas.

Em resumo, este projeto para renovação da licença ambiental potenciou e beneficiou das sinergias existentes entre as duas áreas de negócio “core” da ETP. Estas sinergias construídas ao longo dos anos contribuem para que a ETP possa prestar um serviço profissional de excelência nesta Área do Licenciamento Ambiental aos clientes que a procuram.

2020 ETP – Todos os direitos reservados