Prevenção de acidentes graves – Seveso III

A ETP apoia os seus clientes no enquadramento de estabelecimentos potencialmente abrangidos pelo regime de prevenção de acidentes graves (Diretiva Seveso III).

A armazenagem, o manuseamento e o transporte de substâncias perigosas podem representar uma ameaça significativa para a população envolvente e para o ambiente. Desta forma, estas atividades devem estar suportadas em medidas de mitigação do risco de ocorrência de acidentes industriais (incêndios, explosões, derrames…). Com efeito, a ocorrência deste tipo de acidentes provoca efeitos altamente nefastos para a saúde humana e/ou para o ambiente.

A ETP realiza estudos SEVESO para estabelecimentos no âmbito da Prevenção de Acidentes Graves de acordo com o Decreto-Lei nº 150/2015, de 5 de agosto, que transpõe a Diretiva 2012/18/EU (Seveso III). Neste contexto, o objetivo de cada estudo é avaliar o risco, prevenir os perigos e limitar os danos de ocorrência de eventuais acidentes.

A identificação das quantidades armazenadas de substâncias ou resíduos perigosos e das fontes de risco permite à Equipa de Projeto da ETP:

  • aplicar uma metodologia de análise e avaliação de risco;
  • desenvolver potenciais cenários de acidentes.

Com base no resultado da avaliação e caraterização dos cenários de risco, a equipa de projeto define e implementa medidas de prevenção, controlo e mitigação. Como resultado, estas medidas constituem o  Plano de Prevenção de Acidentes Graves.

Em conclusão, a aplicabilidade do regime de prevenção de acidentes graves é determinado pelas quantidades máximas das substâncias perigosas abrangidas pelo anexo I do referido decreto, presentes no estabelecimento.

Quer necessite de apoio para verificar o possível enquadramento de um estabelecimento, quer pretenda elaborar ou rever um plano, pode contar com o know-how da ETP.

A ETP tem uma já longa experiência no apoio a empresas industriais (industria química, farmacêutica, petrolífera, gestão de resíduos) para a elaboração ou revisão de planos de prevenção. Contacte-nos!

Seveso - Prevenção Acidentes Graves

2020 ETP – Todos os direitos reservados